Há alguns meses atrás resolvemos modernizar o site da Gwest, durante a execução nos deparamos com muitos desafios que foram superados e esse aprendizado lhe mostro nas linhas abaixo, para que você consiga executar seu projeto com maior facilidade.

 

Hoje em dia ter um site é de grande importância para todos que possuem uma marca/produto, ou que prestam serviços especializados. É pelo site que seus possíveis clientes irão em busca de critérios para se tornarem clientes definitivos. 

 

 

OBJETIVO:

Um site tem como um dos seus principais objetivos, passar credibilidade e confiança para quem o acessa se tornando o principal cartão de visitas da sua empresa. E dentro do acesso, podemos passar informações, como contatos, conteúdos, divulgação, tirar possíveis dúvidas, realizar vendas, interagir com o público, entre outras coisas. Tudo vai depender do seu objetivo, pois também existem sites blogs, que funcionam como um portal para quem curte temas específicos, falar sobre a atualidade e os mais diversos assuntos. 

 

Posso criar um site sozinho? 

Um site simples, sem muitas especificações, pode ser feito em algumas  plataformas gratuitamente, mas tenha em mente que os recursos serão bastante limitados, com templates engessados, e layouts com quase zero possibilidades funcionais, e muitas vezes ter que lidar com tecnologias ultrapassadas, além de possuir pouquíssimo espaço de armazenamento para conteúdo, podendo conter também publicidade indesejada pela plataforma, e um dos itens mais indispensável a falta de suporte técnico caso o site apresente qualquer instabilidade.  E existem outros detalhes que são importantes e devem ser levados em consideração sobre as leis de direitos autorais de fotos, vídeos, textos, áudios e LGPD (que se trata da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais que foi aprovada em agosto de 2018), com intuito de promover a proteção, de forma igualitária, os dados pessoais de todo cidadão que esteja dentro do Brasil.

 

Preciso de um site profissional para minha empresa. O que fazer?  

o caminho que percorremos gwest
IMAGEM DE GERD ALTMANN POR PIXABAY

Agora se sua empresa necessita de algo mais profissional, com certas complexidades, algo que transmita confiança, saiba que para isso precisará de ajuda de uma equipe de profissionais qualificados, de áreas especificas que cuidarão de todos os detalhes: 

 Programador – cuidará de criar a estrutura e funcionalidades do site. 

Designer – o designer cuidará da parte estética e harmônica dos elementos que compõe o site. 

Fotografo – nem sempre é possível criar conteúdo apenas adequado para seu negocio, como banco de imagens, nesse momento se faz necessário os serviços de um fotografo para captar imagens para seu site, esse profissional também faz o trabalho de tratar as imagens para que fiquem perfeitas. 

Analista de marketing – será responsável por elaborar estratégias, desenvolver e mensurar os resultados, sempre pensando em resultados de alcance em curto, médio e longo prazo, além de analisar o mercado concorrente, levantando as melhores possibilidades.

 

Quanto custa para criar um site?

 O desenvolvimento de um site pode ser feito de diversas formas e complexidades, e seus custos se basearão a isso.

 

ORÇAMENTO:

Deixando claro que tudo isso terá custos, o preço de cada site é individual, um simples site profissional por exemplo, não custa menos de R$ 1000,00, sites com número de páginas alto podem custar entre R$ 5.000,00 a R$10.000,00. E sites de grandes complexidades podem chegar a custar de R$25.000,00 a R$50.000,00. Tudo dependerá das suas funcionalidades.  Lembre-se que esses custos te livrarão da dor de cabeça de fazer algo que você não domina.

 

VANTAGENS: 

*Sites institucionais tendem a ter um custo mais baixo que sites de vendas online.

*Com um site você tem a vantagem de estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem ter que fazer isso presencialmente. 

*Poderoso canal de vendas 

 

PLANEJAMENTO:

o caminho que percorremos gwest
IMAGEM DE GERD ALTMANN POR PIXABAY

Depois de todas essas informações e orçamento, tendo uma base de como será seu site, hora de se planejar e definir alguns pontos essenciais como: 

Qual nome ou domínio será utilizado? (existem domínios gratuitos e pagos, recomendamos os pagos, pois dificilmente terá problemas para registra-lo e podem ser personalizados). 

É comum empresas que não dedicam o tempo necessário para essa etapa e se esquecem que o nome da empresa será a principal palavra chave nos motores de buscas (google). Garanta que seu site apareça de forma adequada escolhendo um nome coerente com seu negócio ou serviço.  

Qual provedor utilizar para hospedar o seu site? Aqui você encontra exemplos dos mais utilizados.  

Ex:

 

 E por ultimo mais muitíssimo importante também, definir qual será a plataforma que fará o desenvolvimento do seu site, e ai fica a sua escolha se construirá seu site sozinho ou se contratará um profissional. 

Alguns exemplos das melhores e mais utilizadas plataformas para desenvolver seu site tanto de forma gratuita ou paga.   

 

Depois do site criado  trabalhe para aumentar seu alcance, utilizando estratégias de SEO (conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e paginas da web) para se posicionar nos primeiros resultados de buscas do Google. 

 

DICA EXTRA

o caminho que percorremos gwest
IMAGEM DE GERD ALTMANN POR PIXABAY

 

Como dica extra, indico ter um blog com conteúdos segmentados na área no seu negócio, para atrair pessoas para leitura e ainda conhecer seu produto ou serviço. Estar ativo nas redes sociais também é de grande importância, para dar ainda mais autoridade a sua marca. Com todas essas informações, e/ou com ajuda de um bom profissional para executar todas essas funções, seus objetivos serão alcançados de forma excepcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *